Queridos visitantes,
Este blog está direcionado a informação sobre problemas ambientais e de saúde. Recebo muitos posts pedindo ajuda mas infelizmente não é possíve realizar "consultas virtuais". Mandem suas dúvidas mas não me peçam orientação de tratamento. Tentarei ajudar até o limite da ética. Obrigada

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Dia 29 de outubro - Dia Mundial da Psoríase

A campanha Dia Mundial da Psoríase - Sociedade Brasileira de Dermatologia tem como objetivo desenvolver ações que visem uma melhoria da qualidade de vida dos doentes, através do esclarecimento da sociedade civil. Desse modo, a SBD elaborou ações de conscientização voltadas para comunidade e a mídia, elucidando, entre outras questões, como identificar a doença, quais são os tratamentos, como os portadores podem conviver com a moléstia, além de ajudar a reduzir o preconceito ao explicar que a doença não é contagiosa.

No site da Sociedade de dermatologia você pode encontrar vários postos de avaliação: 
http://www.sbd.org.br/campanha/psoriase/default.aspx


O que é Psoríase?

É uma doença inflamatória crônica da pele que se manifesta, na maioria das vezes, por lesões eritematosas (róseas ou avermelhadas) recobertas por escamas esbranquiçadas. Em alguns casos, as lesões podem estar localizadas apenas nos cotovelos, joelhos ou couro cabeludo. Já em outros, se espalham por toda a pele. Frequentemente há acometimento das unhas. Embora seja pouco frequente, existem casos em que as articulações também podem ser afetadas causando a artrite psoriásica. A psoríase causa grande impacto na qualidade de vida dos pacientes que, muitas vezes, se sentem rejeitados ou discriminados em seus ambientes sociais e de trabalho.

O que causa a Psoríase?

Os motivos que causam a psoríase ainda não estão totalmente esclarecidos. As pesquisas científicas demonstram que existe alguém na família com o mesmo problema em 30% dos casos. Alguns fatores podem aumentar ou desencadear a doença, como o estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções na garganta, baixa umidade do ar ou alguns medicamentos.

Quem desenvolve a Psoríase?

A psoríase é uma doença milenar muito comum. Afeta quase 3% da população, tanto homens quanto mulheres. Normalmente aparece na segunda década da vida. Quando os menores de 15 anos são atingidos é porque, provavelmente, algum dos familiares teve a doença.

A Psoríase é contagiosa?

Não se pega psoríase de ninguém e não existe nenhum motivo para os pacientes evitarem contato físico com outras pessoas ou vice-versa.

Como é feito o diagnóstico?

Pelo simples exame clínico do dermatologista, que é o médico mais indicado para tratar da pele, cabelos e unhas. A psoríase não causa manifestação nos órgãos internos, por isso, os exames de laboratórios têm pouca utilidade. Além do "olho clínico", o único recurso que pode confirmar o diagnóstico é a biópsia da pele: um exame simples, feito no consultório ou ambulatório, em que o médico tira um pedacinho da pele para análise.

Quais os tipos de Psoríase?

Psoríase vulgar ou em placas

A psoríase em placas, vulgar ou numular é a mais comum. Atinge 90% dos pacientes. A doença pode apresentar diferenças em relação à intensidade e evolução. As áreas mais afetadas são cotovelos, joelhos, couro cabeludo, região lombo-sacra e umbigo.
Psoríase nas unhas ou ungueal

Em até 90% dos casos a psoríase pode envolver as unhas, correspondendo a um grande estigma da doença, pois interfere nas relações sociais e atividades de trabalho. Umas das principais características da doença é o descolamento da unha (onicólise). Para minimizar é preciso que o paciente evite traumatismos. Por isso, é importante manter a unha curta, seca e limpa para diminuir as chances de ocorrerem estímulos que possam intensificar o descolamento.
Artrite psoriática

Uma pequena parcela da população de pacientes pode apresentar esse tipo de manifestação da doença, que pode apresentar inflamações nas cartilagens e articulações, desenvolvendo dor, dificuldades nos movimentos e alterações na forma das articulações.
Além dos principais tipos de psoríase, também destacamos:
  • Psoríase em gotas
  • Psoríase eritrodérmica
  • Psoríase pustulosa
  • Psoríase invertida
  • Psoríase palmo-plantar 

Tratamento

São várias as formas de tratamento, portanto cabe ao dermatologista avaliar a melhor indicação. Nas formas leves, são prescritos medicamentos tópicos sob a forma de pomada, loções, xampus ou géis. Nas formas mais avançadas, além de duas ou três sessões de fototerapia por semana, podem ser indicados medicamentos de uso interno via oral ou injetável, dependendo do caso. É fundamental usar diariamente hidratantes ou substâncias que ajudem a manter a pele com menos escamas.

fonte: Site da Sociedade Brasileira de Dermatologia

21 comentários:

  1. FICO FELIZ Q EXISTE UMA DATA PRA ABRANGER ENTENDIMENTOS DESSA DOENÇA. É MUITO BOM FICARMOS POR DENTRO E MAIS AINDA SABERMOS Q PODEMOS CADA VEZ MAIS ESTAR PRESENTES DANDO FORÇA ÀS PESSOAS COM ESSE PROBLEMA. O IMPORTANTE É SERMOS SOLIDARIOS, ONDE NÃO EXISTE DISCRIMINAÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ MIM CHAMO CÁSSIA , MORO NO EXTREMO SUL DA BAHIA, EM MUCURI. TENHO PSORÍASES A 19 ANOS, SOFRO MUITO COM A PSORÍASES E O PRECONCEITO.SOU CHEFF DE COZINHA,ESTOU SEM TRABALHAR A 4 ANOS,POIS NINGUEM QUER DA TRABALHO PRA UMA PESSOA COM DOENÇA NA PELE.ELES NÃO CONHECE ,OQUE FALTA NOS ORGÃO PUBLICOS É A DIVULGAÇÃO, PALESTRAS ,MOSTRAS PRA PESSOAS QUE SOMOS MOSTROS ,QUE NÃO PEGA E NÃO TEM CURA.POR FAVOR PEÇO A AJUDA DE VOCÊS! DESDE JÁ OBRIGADA!!

    ResponderExcluir
  3. Oi sou Marta tenho 21 anos...e há mais ou menos 10 anos icnvivo com a psoriase, particularmente as pessoas que sabem o que tenho são os parentes, colgeas de trabalho não fazem nem idéia e eu prefiro não comentar por que a população não tem conhecimento do que possa ser. Gostaria se saber se há algum tratamento a laser pois meu atual médico disse que não tem...mas ainda continuo na dúvida.

    Grata

    ResponderExcluir
  4. Caras Cassia e Marta, o sofrimento e o preconceito que vocês sofrem é realmente muito cruel, mas espero que estes sentimentos não sejam maiores que a felicidade de vocês. Vou postar sobre os tratamento de psoríase para ajudá-las. A psoríase tem tratamento! Só não pode ser mais sofrível que a própria doença.

    ResponderExcluir
  5. Veja tmbém a postagem "Como tratar Psoríase?" em outubro 200

    ResponderExcluir
  6. Olá , muito prazer ... eu sou Eudenice
    sou do interior de minas gerais , tenho a psoríase ha mais de 10 anos , a minha é a nemos avançada , ela aparece nos joelhos , cotovelos e as vezes no couro cabeludo , me sinto as vezes excluida por isso pois tem certos tipos de concursos publicos por exemplo que não aceitam pessoas com alguma doença como essa , mas ja me conformei com ela e faço o tratamento regularmente ... que bom que estão divulgando ela , isso é bom para que a sociedade tome conhecimento sobre tal e aprenda mais a respeitar a nossa situação!!!!

    ResponderExcluir
  7. olá sou Danielly,e tenho uma irmã que tem essa doença desde que me lembro ela devia ter uns 5 a6 anos,gostaria muito que você postasse mais informações sobre o assunto e como posso ajudar minha irmã,pois ela sofre muito com isso,ela é uma pessoa muito nervosa,ansiosa e agitada com isso só faz aumentar as manchas...queria muito poder ajudar minha irmã...desde já muito OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Danielly, temos que encorajar as pessoas com psoríase de que é uma doença de carater estetico com condições de melhora, infelizmente não tem cura, e incentivá-la e sempre expor-se ao sol (com cautela).

      Excluir
  8. eh muito importante manter o equilibrio emocional,e fazer o tratamento correto
    infelizmente a falta de informação leva o preconceito,mas o importante eh manter a tranquilidade,e confiar no seu tratamento

    abraços

    ResponderExcluir
  9. Olá Cynthia Furtado, Sou a Rosimeire Maria Tenório tenho 28 anos e moro em SP. Convivo com a psoriase á 15 anos, inicialmente tive muita dificuldade em aceitar por não conhecer melhor sobre a doença. Busquei varios tipos de tratamento passando por varios profissionais da área, onde não tive resultado até conhecer a Dra Maria das Graças com quem fiz tratamento durante algum tempo. Atualmente tenho psoriase apenas nos cutuvelos sendo que há três anos atrás tinha no corpo inteiro, ou seja houve uma melhora significativa. Tenho uma dúvida, gostaria de saber se posso doar sangue?

    Abraços,
    Rosimeire

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Rosimeire, não há impedimento para a doação de sangue. abraços.

      Excluir
  10. ola tenho psoríase e sou reprovada quando passo em algum exame medico para trabalhar com comida ou padaria existe alguma lei a que eu possa recorer pois sofro preconceito

    ResponderExcluir
  11. ola doutora, fui fazer a boa ação de doar sangeu e fui "reprovado" por falar que tenho psoriase, isso tem algo a ver ou foi préconceito?

    ResponderExcluir
  12. Ooi, eu tenho 17 anos, e estou com uma doença de pele á 6 meses, ela só piora...recentemente eu fui a uma dermatologista que conseguiu me dizer o que era. Psoriase, porem... as minhas são diferentes das fotos da internet, começam com bolhas de água, depois escama, e depois vira as manchas avermelhadas. É psoriase mesmo?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado (a), não tem como informar apenas pelas características. Oriento procurar um profissional e ouvir nova opinião. Abraços.

      Excluir
  13. oi!!uma pessoa que tenha psoriase,pode pedir a aposentar,ate porque ah muito preconceito e o tratamento e muito caro n da pra trabalhar?estava trabalhado agora estou desempregada....e tenho essa doença.nas mãos,pes e couro cabeludo e cotovelos....

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Dr.Cynthia Furtado tenho psoríase à 16 anos, uso pomada DIPROSONE e ultimamente esta não está fazendo efeito? O que posso fazer para conseguir um medicamento mais eficaz.E caso queira, me indique alguns.
    #Pois às vezes fico constragido com a aparência física.
    - E há como me aposentar com esse problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado(a), não é possível indicar tratamento pela internet. Me desculpe!

      Excluir
  15. ola sou narriman victória tenho 14 anos vaz um ano q desenvolvi psoríase,na escola os alunos me chingam,até uma professora de ciencias falo pros meu colegas ñ ficarem perto de mim pq eu estava com carapato,e assim ñ nem vontade de estudar,e eu ñ estou tomando medicação pq a prefeitura de barueri cancelou os meu 12 remédios q tomo. obrigada por criar um sit assim

    ResponderExcluir
  16. ola sou narriman victória tenho 14 anos Faz um ano q desenvolvi psoríase,na escola os alunos me chingam,até uma professora de ciencias falo pros meu colegas ñ ficarem perto de mim pq eu estava com carapato,e assim ñ nem vontade de estudar,e eu ñ estou tomando medicação pq a prefeitura de barueri cancelou os meu 12 remédios q tomo. obrigada por criar um sit assim

    ResponderExcluir