Queridos visitantes,
Este blog está direcionado a informação sobre problemas ambientais e de saúde. Recebo muitos posts pedindo ajuda mas infelizmente não é possíve realizar "consultas virtuais". Mandem suas dúvidas mas não me peçam orientação de tratamento. Tentarei ajudar até o limite da ética. Obrigada

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Psoríase com mais detalhes

A primeira coisa a saber é que você não é a única pessoa a ser atingida por esta doença. Assim como você,  190 milhões de pessoas em todo o mundo.
A psoríase é uma doença bastante comum: afeta de 1 a 3% da população mundial (cerca de 190 milhões de pessoas). Manifesta-se em homens e mulheres de todas as idades, inclusive em crianças.
Dia 29 de Outubro é o Dia Nacional de Combate à Psoríase.



Dicas para conviver melhor com a psoríase:

1) Elimine qualquer preconceito: a psoríase não é contagiosa - Ninguém pega psoríase pelo ar, piscina, toalhas, no ato sexual ou ao manter qualquer outra forma de contato com a pele.
Se você apresenta a doença, lembre-se: não há motivo para constrangimentos.
Por isso, é importante que as pessoas não tenham nenhum tipo de preconceito ao relacionar-se com um portador de psoríase.

2) Não deixe que a psoríase limite a sua vida -  a doença não deve impedir seu lazer, atividades sociais, exercícios físicos, viagens, alimentação, vida profissional, familiar e espiritual. Este é o objetivo do tratamento: proporcionar a retomada de todas as atividades normais de sua vida, de forma saudável. Sua qualidade de vida é a principal meta do tratamento proposto pelo dermatologista. Por isso o tratamento não pode ser tão sacrificante, que faça a pessoa lembrar o tempo todo que tem psoríase.


3) Anime-se: a ciência tem avançado bastante em relação à psoríase - Nos últimos 10 anos as pesquisas científicas em psoríase ganharam um grande impulso. Começou-se a entender mais sobre os mecanismos celulares, moleculares e genéticos da doença. Grandes laboratórios farmacêuticos têm investido para desenvolver remédios que atuam nas diversas fases do processo imunológico.

A importância de consultar um dermatologista
O diagnóstico e o tratamento serão corretos. Se você suspeita ter psoríase, procure um dermatologista. Ele é o melhor médico para cuidar de você: conhece bem a doença, e os melhores tratamentos para que você tenha a vida mais saudável. Ele vai ajudá-lo diminuindo a quantidade e a duração de cada crise. Isto significa que você pode aproveitar melhor a sua vida social.
A psoríase pode ser confundida com outras doenças de pele Muitas doenças podem se parecer com a psoríase, como micoses, alergias e cânceres de pele. Além disso, a psoríase pode se manifestar de formas diferentes, como pontos de pus, coceiras, descamações, espessamento da pele dos pés, alterações nas unhas, nos cabelos, dor nas juntas, entre outras.Estas diferenças podem ser sutis e somente o dermatologista é capaz de identificá-las e oferecer-lhe o melhor tratamento.
Nem sempre a manifestação das lesões será igual Às vezes, aparecem novas lesões, diferentes daquelas que você tinha. Mesmo que sejam discretas, elas não devem ser ignoradas. Retorne ao dermatologista: é mais fácil controlar as alterações na pele quando estão no início.
As fases da melhora precisam ser acompanhadas A psoríase é uma doença crônica (que permanece por muito tempo), como diabetes e pressão alta. Se as lesões desapareceram, estão sob controle. Mas elas podem voltar a aparecer. A psoríase é uma doença de causa genética. Quando adequadamente controlada, tem menor chance de reaparecimento.
Confie no seu dermatologista Antes de mais nada, confie no seu dermatologista. Não tenha vergonha: tire todas as suas dúvidas. O dermatologista vai ouvi-lo atentamente, sem pressa ou preconceitos.
Sinta-se à vontade para conversar sobre os desconfortos que a doença causa e como ela afeta a sua vida profissional, familiar e social. Todas as informações são importantes.É através delas que o dermatologista poderá planejar o melhor tratamento, considerando o tipo de psoríase, sua gravidade, seu estilo de vida e outros problemas de saúde.
Não use medicamentos por conta própria. O dermatologista avaliará qual remédio é mais adequado ao seu tipo de psoríase, levando em consideração o seu estilo de vida e os possíveis efeitos colaterais de cada medicamento.
No Brasil, existem algumas associações e grupos de apoio aos pacientes com Psoríase:

Associações de pacientes
Pessoas com psoríase se unem e formam associações de pacientes, com o objetivo de trocar informações sobre como conviver melhor com a doença, compartilhar suas experiências e incentivar uns aos outros com as vitórias alcançadas.
Você pode e deve levar uma vida normal. Encarar a doença de frente, procurar a ajuda de um dermatologista e fazer o tratamento corretamente.
Nós da comunidade Psoríase on-line apoiamos e parabenizamos essas pessoas que assim como você procuram vencer o preconceito e viver bem!
Conheça algumas dessas associações, participe, junte-se a elas, crie uma associação!
Converse com seu dermatologista, ele com certeza o apoiará nessa iniciativa!
ABEAPP - Associação Brasileira de Estudos e Assistência às pessoas com psoríase
Contato: Deborah Martinez Griebler
Telefone: (11) 3751-4984
E-mail: contato@abeapp.org.br
Site: www.abeapp.org.br

Se você tiver interesse em formar uma associação de pacientes com psoríase, entre em contato com Débora Martinez Griebler. Ela é a presidente da ABEAPP e coloca-se à disposição para lhe dar consultoria e apoio nessa iniciativa!
ABRAPSE - DF - Associação Brasiliense de Psoríase
Contato: Haroldo Tajra
Telefone: (61) 9976-0573
E-mail: hftajra@uol.com.br
Site: www.abrapse.pop.com.br
AMAPP - MG - Associação Mineira de Apoio aos Pacientes de Psoríase -MG
E-mail: amapp@fhemig.mg.gov.br
APAM - AM - Associação de Psoríase do Amazonas - AM
Telefone: (0XX92) 3663-5955
Centro Brasileiro de Psoríase - SP
Endereço: Praça Amadeu Amaral, 47 4ºandar conj.47 - Paraíso - São Paulo
Telefone: (11) 3284-6662 e (11) 3288-3607

O Centro Brasileiro de Psoríase oferece mensalmente palestras gratuitas em sua sede para informar sobre a doença, cuidados, avanços nas pesquisas internacionais, tratamentos atuais e sobre o aspecto emocional na psoríase.
PSORIERJ - Associação dos Amigos dos Portadores de Psoríase do Rio de Janeiro
Contato: Alessandra Pacheco
Telefone: (21) 3657-8939
Site: www.psorierj.org.br

Reuniões Todo último sábado de cada mês no próprio localSite.
PSORISUL– Associação Nacional dos Portadores de Psoríase
Contato: Gladis Lima
Telefone: (51) 3337-3135
E-mail: psorisul@psorisul.org.br
Site: www.psorisul.org.br
Mitos e verdades A informação correta é a melhor forma de esclarecer os mitos sobre as doenças.


Elimine qualquer preconceito: a psoríase não é contagiosa
Ninguém pega psoríase pelo ar, piscina, toalhas, no ato sexual ou ao manter qualquer outra forma de contato com a pele. Se você apresenta a doença, lembre-se: não há motivo para constrangimentos.
Por isso, é importante que as pessoas não tenham nenhum tipo de preconceito ao relacionar-se com um portador de psoríase.


É uma doença genética
A psoríase acontece devido a um erro na programação genética da pessoa. Ou seja, nasce com o seu portador, podendo se manifestar externamente em qualquer fase da vida.

Pode ser transmitida de pai para filho
Uma das características da psoríase é sua hereditariedade. Assim, existem famílias em que a psoríase é muito comum entre irmãos, primos, pais e filhos, etc. Em outras famílias, a doença simplesmente não aparece.

É uma doença crônica, com fases de melhora e outras de piora
Os tratamentos diminuem as lesões nos momentos de piora e mantêm o paciente o máximo de tempo possível sem lesões na pele (é o que se chama de remissão).
A remissão da doença pode durar dias, meses, anos ou mesmo toda a vida. Tem-se então a impressão de cura, apesar da psoríase ser uma doença crônica.


Tomar banho de sol melhora as lesões
80 % dos portadores de psoríase apresentam melhora nas lesões após tomar banhos de sol. Portanto, é importante freqüentar praias, balneários ou qualquer outro local que permita exposição ao sol.
Mas cuidado: queimaduras solares podem piorar a doença. Use um protetor solar adequado ao seu tipo de pele, e evite tomar sol entre 10:00h e 15:00h.


Vale a pena usar hidratantes
Todos os pacientes portadores de psoríase se beneficiam com a utilização de hidratantes potentes nas áreas lesadas. Eles melhoram a descamação e evitam as rachaduras.

Estresse e outros fatores externos pode desencadear a doença
Não se conhece com detalhes os processos que desencadeiam a doença em pessoas saudáveis. O que se sabe é que a psoríase pode ser precipitada por fatores externos, como infecções, traumatismos, uso de medicamentos, estresse físico ou psicológico.


Alguns medicamentos:
Existem remédios que podem levar ao surgimento ou piora das lesões. Entre eles, estão alguns medicamentos especiais para tratar a pressão arterial, problemas psiquiátricos, malária e hepatite.
Cuidado com remédios a base de cortisona injetáveis ou tomados via oral. Eles provocam melhora imediata da psoríase, mas causam grande piora posterior.


Álcool e cigarro pioram a doença
Pioram ou até mesmo desencadeiam a psoríase.


Não há restrição de alimentação
Lembre-se: sempre é recomendável uma dieta balanceada, rica em frutas, legumes e verduras. Isso ajuda na recuperação. Não há restrições na alimentação do portador de psoríase. Mas, fique atento: alimentos ricos em gordura interferem na absorção de alguns medicamentos usados no tratamento das lesões.
Existem estudos mostrando que indivíduos obesos tendem a apresentar mais psoríase que os magros. Portanto, procure manter o peso ideal.
Faça exercícios físicos e procure evitar ao máximo situações e hábitos estressantes.
Não esqueça: repouso e lazer são muito importantes.

Tratamentos alternativos sem comprovação científica não garantem resultados
Médicos ou outros profissionais podem oferecer tratamentos alternativos para a psoríase. É certo que estes tratamentos têm bons efeitos psicológicos sobre as pessoas, podendo produzir um alívio temporário. Porém, muitos deles não são comprovados cientificamente.

Vale a pena trocar experiências com outros portadores de psoríase
Existem associações que permitem a reunião de portadores de psoríase. Durante os encontros, você pode aprender como viver com mais qualidade e resolver problemas decorrentes da doença.

Links interessantes:

http://www.psoriaseonline.com.br/pc/dermatologia/psoriase/web/default.asp

http://www.psoriasis.org/home/

http://www.sbd.org.br








fonte: Site Psoríase online







Nenhum comentário:

Postar um comentário