Queridos visitantes,
Este blog está direcionado a informação sobre problemas ambientais e de saúde. Recebo muitos posts pedindo ajuda mas infelizmente não é possíve realizar "consultas virtuais". Mandem suas dúvidas mas não me peçam orientação de tratamento. Tentarei ajudar até o limite da ética. Obrigada

sábado, 23 de outubro de 2010

Informe-se: como doar sangue de cordão umbilical


30/07/2010 | Fundação do Câncer

O sangue de cordão umbilical e placentário (SCUP) é muito utilizado no tratamento a pacientes que necessitam do transplante de medula óssea porque possui uma grande concentração de células-tronco hematopoéticas, responsável pela produção de sangue no nosso organismo. Para ajudar a salvar vidas, muitas mães doam o sangue do cordão de seus bebês para os bancos públicos que compõem a Rede BrasilCord. A doação é realizada em maternidades credenciadas.
No Rio de Janeiro, por exemplo, a coleta do material acontece na Maternidade Municipal Carmela Dutra, Hospital Naval Marcílio Dias e na Pró Matre. Essas unidades de Saúde possuem equipes de enfermeiras especializadas e capacitadas para a triagem e coleta de SCUP. Após a coleta, a quantidade de sangue, que varia entre 70 e 100 ml, é congelada e armazenada para ser utilizada quando este material for compatível com as necessidades de um paciente.
Mais informações em http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=2469

Nenhum comentário:

Postar um comentário