Queridos visitantes,
Este blog está direcionado a informação sobre problemas ambientais e de saúde. Recebo muitos posts pedindo ajuda mas infelizmente não é possíve realizar "consultas virtuais". Mandem suas dúvidas mas não me peçam orientação de tratamento. Tentarei ajudar até o limite da ética. Obrigada

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Cuidados com o Sol

É hora de relaxar, aproveitar a praia, a piscina, os passeios ao ar livre e exibir o corpo dourado pelo sol. O sonho de conquistar um bronzeado é marca registrada do verão, muitas vezes põe em risco a saúde da pele devido ao excesso de sol. Por isso, para aproveitar a estação mais quente do ano, proteja-se!


O dano causado pelo sol se acumula, dia após dia, por toda a sua vida.

Nessa época também, o organismo transpira mais, para equilibrar a temperatura interna, e o excesso de transpiração pode provocar a desidratação.

Para quem sabe aproveitá-lo de forma inteligente, o Sol é sobre tudo uma grande fonte de benefícios e suas qualidades são conhecidas há milhares de anos. A luz do sol promove a síntese da vitamina D, necessária para fortalecer os ossos e evitar o raquitismo. Há também evidência de uma ligação entre exposição solar, produção aumentada de hormônios e melhora da disposição e do humor. A privação prolongada de luz do sol, tal como ocorre em países do extremo norte durante o inverno, pode levar a distúrbios de ordens afetivas sazonal, caracterizadas pela conhecida depressão nos invernos.

Especialistas recomendam a exposição ao sol nas horas em que a radiação não incide verticalmente sobre a Terra, ou seja, até as 10 e após as 16 horas. Nesses períodos, por causa da angulação oblíqua, os raios não agridem tanto a pele.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia não recomenda o uso de câmaras de bronzeamento artificial, pois os raios emitidos por estes aparelhos reproduzem a exposição solar externa e são mais intensas, permanecendo então os mesmos riscos.



Efeitos maléficos do sol a curto prazo:



- Queimadura solar: É causada pelos raios UVA e UVB (ultravioletas A e B) e provocam, a morte das células e a inflamação da pele. As características variam em função da intensidade e duração da exposição, mas também do tipo de foto-proteção natural do indivíduo, o qual depende de seu fotótipo. Normalmente aparece de 6 a 24 horas após a exposição. Quando a pele fica vermelha, quente e sensível a ponto de não mais suportar o simples peso de um lençol, 2 a 12 horas após a exposição, trata-se de uma queimadura de 2.º grau. Se a pele fica vermelha ligeiramente violácea, 2 a 12 horas após a exposição, trata-se de queimadura de 3.º grau.



Fototipo Ação do sol sobre a pele Características

0 -Não podem tomar sol, não bronzeiam. Albinos

I- Se queimam facilmente, não bronzeiam, ficam vermelhos. Ruivos

II- Se queimam facilmente, bronzeiam um pouco. Loiros

III- Se queimam moderadamente, bronzeiam progressivamente . Morenos

IV- Se queimam pouco, sempre bronzeiam bem. Latinos

V- Se queimam raramente, sempre são bronzeados. Árabes, Mediterrâneos, Mestiços, Asiáticos.

VI- Nunca se queimam, peles pigmentadas. Negros





Tipo de pele Tempo de exposição necessário para o aparecimento de queimadura

I- 10 minutos

II- 15 a 20 minutos

III -30 minutos

IV- 30 a 45 minutos

V- 60 minutos



- Imunossupressão: Os raios UV levam a alteração das células de defesa da pele levando assim a infecções como o herpes e a proliferação das células anormais e, possivelmente, o desenvolvimento de um câncer.

- Alergias solares: O mecanismo responsável por estas alergias solares não é conhecido, mas elas são provocadas por exposições solares intensas e brutais, mais especificamente em pessoas de pele clara, nos primeiros dias de exposição. Surgem erupções pruriginosas por todo o corpo.

- Agravamento de doenças de pele: o lúpus, o vitiligo, herpes e outras doenças podem piorar após uma exposição aos raios solares por pessoas portadoras deste males.

- Reações do sol com medicamentos: Reações de fotossensibilidade são reações anormais e exageradas à exposição ao sol. Alguns medicamentos como certos antialérgicos do tipo antihistamínicos, fenotiazidas, tetraciclinas, pílula anticoncepcional e barbitúricos, entre outros, podem fazer com que a pele fique mais suscetível a queimaduras ou provocar reações como erupções, vermelhidão e inchação da pele.



Efeitos maléficos a longo prazo:



- Formação de cânceres de pele: Alterações graves como o câncer de pele pode ser letal e a maioria deles resulta de exposição excessiva à luz do sol. Os principais tipos são o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular, epidermóide ou escamoso, e o melanoma. O câncer de pele é completamente curável quando tratado em seus estágios mais precoces.

- Envelhecimento da pele: São necessários vários anos de exposição solar para que o envelhecimento induzido apareça, sendo uma conseqüência direta de exposição aos raios UVA. No foto-envelhecimento, o rosto é o mais atingido. A pele torna-se mais flácida e enrugada, mais densa e com coloração amarelada ou acinzentada, com orifícios dos poros dilatados, parecida com a casca de um limão. Às vezes, a pele pode afinar-se, mas de qualquer forma, ela estará cheia de rugas radiais como no caso do lábio superior, por exemplo. Podem aparecer também umas multiplicidades de ruguinhas, mais finas, também decorrentes de uma exposição excessiva aos raios solares. No pescoço, mais especificamente, nas partes laterais, pode aparecer um avermelhado pouco estético. Na nuca, a pele torna-se mais espessa, amarelada (ocrodermia), com rugas profundas e entrecruzadas. No dorso das mãos, a pele fica mais fina.

-Dano ocular: Os raios UV podem causar catarata e outras alterações oculares, como pterígio, degeneração macular.



Cuidados básicos

- Evite a exposição ao sol nas horas de maior calor (das 11 a 16 horas);

•- Aplique um protetor solar 30 minutos antes de se expor ao sol e depois de sair da água; Na praia ou piscina é necessário reaplicar o protetor a cada 2 horas.

- Escolha o protetor solar de acordo com o seu tipo de pele e não devem ser menores que o fator de proteção 15. Alergias ao protetor solar são raras. Isto pode ser devido ao agente ativo do produto ou aos outros ingredientes do protetor solar, tais como fragrâncias e preservativos. Se você desenvolver uma erupção ou vermelhidão, tente um produto diferente. Se a reação for intensa, consulte seu dermatologista.

- Faça períodos de exposição ao sol de duração crescente, começando com uma hora por dia, até ao máximo de 4 a 5 horas diárias;

- Use roupa protetora (T-shirt e chapéus), em particular para as crianças;

- Use batom protetor para os lábios;

- Proteja os olhos com bons óculos de sol. Estes podem bloquear a radiação ultravioleta.(UV) entre 95 e 99%.

Use barracas de tecido de algodão ou lona. As barracas de nylon não filtram bem os raios UV.



Cuidados especiais com os bebês:

Nas crianças use protetores solares com alto fator de proteção e se mesmo assim houver excesso, cuidado! Um bronzeado intenso pode causar desidratação, febre, desmaio, delírio, choque, pressão sangüínea perigosamente baixa e batida irregular do coração.Dê água ou suco para repor líquidos, especialmente se sua criança está não urinando regularmente; Aplique água em temperatura ambiente para refrescar a pele; Loção hidratante ajuda a pele, mas aplique-a sem esfregar. Se o toque da pele for doloroso, evite aplicar a loção.Não use qualquer creme com medicação, ex. hidrocortisona, benzocaína, a menos que o médico de seu bebê o prescreva.Mantenha sua criança inteiramente fora do sol até que o bronzeado passe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário