Queridos visitantes,
Este blog está direcionado a informação sobre problemas ambientais e de saúde. Recebo muitos posts pedindo ajuda mas infelizmente não é possíve realizar "consultas virtuais". Mandem suas dúvidas mas não me peçam orientação de tratamento. Tentarei ajudar até o limite da ética. Obrigada

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Excesso de açúcar acelera o envelhecimento da pele.


A ligação das moléculas de açúcar a proteínas no organismo, conhecido como glicação, é um processo natural que provoca o enrijecimento celular. Na pele, seu efeito é percebido com a perda da elasticidade e firmeza da derme, causando flacidez e favorecendo o envelhecimento da pele, além do surgimento de marcas de expressão - como as rugas.

Segundo a Dra Flávia Addor, dermatologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, regional de São Paulo, estudos recentes sobre o uso da carnosina se mostram promissores no combate ao envelhecimento cutâneo.

"A carnosina é um nutriente natural que existe no organismo, mas cuja presença diminui com o passar do tempo. O uso de cremes, séruns e filtros solares contendo carnosina impede a ligação do açúcar com moléculas de colágeno - responsável por manter a integridade da derme - garantindo que a pele permaneça saudável por mais tempo", explica.

A melhor maneira para evitar a ocorrência exagerada da glicação é manter uma dieta sem excesso de açucares. "É necessário evitar ao máximo esse processo, pois ele pode gerar problemas em todo o organismo, como leucoma e doenças vasculares (como embolias e tromboses) devido às alterações da parede dos vasos sanguíneos. Além disso, a ingestão de grandes quantidades de açúcar pode gerar obesidade, além de diversas doenças crônicas, como diabetes e hipertensão", alerta Dra. Flávia.

"Hábitos de vida saudáveis, exercícios físicos moderados, alimentação balanceada e medidas de fotoproteção adequadas - como evitar exposição direta ao sol quando não se estiver devidamente protegido, usar camisetas, chapéus, e aplicar protetor solar com no mínimo FPS 30 a cada 2 horas quando estiver exposto aos raios solares - ainda são as melhores medidas para prevenção", orienta a dermatologista.

Para quem já apresenta problemas de envelhecimento da pele, Dra. Flávia afirma que o Brasil está na rota das tecnologias mais avançadas para tratamentos estéticos e clínicos, com o uso difundido de técnicas de laser, peeling, raios infravermelhos, radiofreqüência e preenchedores.
 fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário