Queridos visitantes,
Este blog está direcionado a informação sobre problemas ambientais e de saúde. Recebo muitos posts pedindo ajuda mas infelizmente não é possíve realizar "consultas virtuais". Mandem suas dúvidas mas não me peçam orientação de tratamento. Tentarei ajudar até o limite da ética. Obrigada

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Amamentação sem mistério


Benefícios do Aleitamento Materno

O leite materno é um alimento completo. Isso significa que, até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos.
É bom que o bebê continue sendo amamentado até 2 anos ou mais. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe.

Benefícios para o bebê
- O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os 6 meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite, porque foi feito para ele.
- Funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças.
- Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho.
- A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê.
- Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.

Benefícios para a mãe
- Reduz o peso mais rapidamente após o parto.
- Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia de anemia após o parto.
- Reduz o risco de diabetes.
- Reduz o risco de câncer de mama e de ovário.
- Pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez nos primeiros seis meses desde que a mãe esteja amamentando
exclusivamente (a criança não recebe nenhum outro alimento) e em livre demanda (dia e noite, sempre
que o bebê quiser) e ainda não tenha menstruado.

Dificuldades na amamentação:

Rachaduras no bico do peito
 - As rachaduras podem ser sinal de que é preciso melhorar o jeito do bebê pegar o peito. A pega correta evita que ocorra as famosas rachaduras no bico do peito. Abaixo falaremos melhor sobre a pega correta.
 - Se o peito rachar, a mãe pode passar seu leite na rachadura.
 - Se não houver melhora, é bom procurar ajuda no serviço de saúde.
Mamas empedradas
- Quando isso acontece, é preciso esvaziar bem as mamas.
- A mãe não deve deixar de amamentar; ao contrário, deve amamentar com frequência, sem horários fixos, inclusive à noite.
- É importante retirar um pouco de leite antes da mamada para amolecer a mama e facilitar para o bebê pegar o peito.
- Se houver piora, a mãe deve procurar ajuda no serviço de saúde.
Pouco leite
 - Para manter uma boa quantidade de leite, é importante que a mãe amamente com frequência.Quanto mais vezes o bebê for ao peito maior será a produção de leite. A sucção é o maior estímulo à produção do leite: quanto mais o bebê suga, mais leite a mãe produz.
 - É importante, também, dar tempo ao bebê para que ele esvazie bem o peito em cada mamada. Nos primeiros meses o bebê mama vagarosamente, por isso fica muito tempo no peito.
 - Se o bebê dorme bem e está ganhando peso, o leite não está sendo pouco.
 - Se a mãe achar que está com pouco leite, deve procurar orientação no serviço de saúde.
Leite fraco
- Não existe leite fraco! Todo leite materno é forte e bom. A cor do leite pode variar, mas ele nunca é fraco. A natureza é sabia! E fez o leite nas medidas exatas para o seu bebê.
- Nem todo choro do bebê é de fome. A criança chora quando quer aconchego ou sente algum desconforto. Sabendo disso, não deixe que idéias falsas atrapalhem a amamentação. Existem muitos mitos sobre este assunto. Tire suas dúvidas com profissionais da área. Nem sempre uma pessoa bem intencionada sabe dar bons conselhos.
 - É importante acreditar que a mãe é capaz de alimentar o filho nos primeiros seis meses só com o seu leite.

Como posicionar a boca do bebê no seio

Para se alimentar bem, o bebê precisa abocanhar uma boa parte do seio. O lábio inferior e a língua da criança precisam tocar o seio primeiro e ficar o mais longe possível da base do mamilo. Ele terá que estar com a cabeça ligeiramente inclinada para trás, assim o que se aproxima antes é o queixo dele.

Com a cabeça em posição, deixe os lábios do bebê tocarem seu mamilo. A resposta dele será abrir a boca. Coloque-o rapidamente junto ao seu seio, lembrando de posicionar o lábio inferior a uma boa distância da parte de baixo do mamilo. Se precisar, ajude-o a abrir um bom "bocão" puxando um pouco o queixo dele para baixo, com delicadeza.

Como garantir uma "pega" correta

Ao abocanhar uma boa parte da mama, o bebê consegue colocar seu seio mais profundamente na boca.

Assim, o mamilo ficará no fundo da boca dele, na área em que o céu da boca (palato) já é mais macio. Posicionada desta forma, a criança consegue fazer movimentos ritmados com a língua contra a superfície da mama, a fim de sugar o leite dos ductos. O maxilar vai se mover para cima e para baixo, seguindo-se à ação da língua, e o bebê engolirá o leite à medida que ele chegar ao fundo de sua boca.

Um dos sinais de que o bebê está abocanhando bem o peito é que a parte pigmentada da mama (a aréola, em torno do mamilo) fique aparecendo o menos possível.

baby feeding

Esse processo deve ser completamente indolor para você, já que o mamilo estará tão no fundo da boca do bebê que não será comprimido ou beliscado.

A gengiva inferior da criança nunca tocará o seu seio, porque a língua estará entre os dois, e a parte de cima da boca dele não deve se mexer (por isso é possível continuar a amamentar mesmo depois que seu filho já tenha dentinhos).



Dicas para ajudá-la

• Apóie a palma da mão atrás do ombro do bebê e o dedo indicador e o polegar atrás das orelhinhas dele; outra possibilidade é apoiar a cabeça do bebê na sua mão inteira e fazer um pouco de pressão com a parte inferior da mão; você ainda por usar seu antebraço como suporte para os ombros do bebê.

• Deixe a boca do bebê tocar levemente seu mamilo, a fim de provocar o reflexo necessário. A criança encontra o seio pelo toque, não pela visão ou pelo cheiro -- embora esses outros sentidos tenham alguma influência.

• Acomode seu filho ao perceber que a boca dele começou a se abrir -- não espere até que esteja completamente aberta --, para que ele consiga abocanhar uma boa parte da mama.

• Preste atenção no lábio inferior da criança, não na parte de cima. O importante é que essa região da boca esteja o mais distante possível da base do mamilo, assim o queixo dele pressionará um pouco sua mama e, naturalmente, o mamilo abaixará um pouco e será coberto pelo lábio superior. Você não vai conseguir enxergar isso, mas seu próprio conforto e a maneira como o bebê se comportar indicarão se a posição está correta.

• Coloque o bebê de forma que sua barriga encoste na dele, Deixe ele de frente para o seio. Você já imaginou beber um copo de água com a cabeça virada para o lado?

•Não segure o seu seio como se fosse uma tesoura. Desta forma você obstrui os canaículos por onde passa o leite, dificultando a amamentação. O ideal é deixar seu seio livre ou segurar sem apertá-lo, como na figura abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário