Queridos visitantes,
Este blog está direcionado a informação sobre problemas ambientais e de saúde. Recebo muitos posts pedindo ajuda mas infelizmente não é possíve realizar "consultas virtuais". Mandem suas dúvidas mas não me peçam orientação de tratamento. Tentarei ajudar até o limite da ética. Obrigada

terça-feira, 24 de abril de 2012

Doença da Folha Verde



Doença da Folha Verde do Tabaco
Em 2007 e 2008, a Secretaria de Vigilância em Saúde realizou investigações epidemiológicas com o objetivo de confirmar, pela primeira vez, a ocorrência da doença da folha verde do tabaco - DFVT no Brasil. Essa doença consiste numa forma de intoxicação aguda causada pela absorção dérmica da nicotina encontrada na folha da nicotiana tabacum (planta do tabaco), causando náusea, vômito, fraqueza, tontura e cefaléia em agricultores que trabalham com esse cultivo.
A primeira investigação aconteceu na região fumageira de Arapiraca no Estado de Alagoas em julho e agosto de 2007 e a segunda na região fumageira de Candelária, Estado do Rio Grande do Sul no período de novembro a dezembro de 2008.

O que é a doença da folha verde do tabaco?
A doença da folha verde do tabaco é um tipo de intoxicação aguda causada pela absorção dérmica da nicotina acometendo principalmente agricultores que trabalham com a cultura do tabaco.

O que a pessoa sente?

Os principais sinais e sintomas da doença são: cefaléia, tontura, náusea, vômito, fraqueza e cólica abdominal. 
 Como é diagnosticada?
Para diagnosticar a doença é preciso que o indivíduo tenha tido contato com o cultivo do fumo, apresentar sinais e sintomas de intoxicação aguda e ter nível de nicotina elevado no organismo.

Como é detectada a nicotina no organismo da pessoa?
 A nicotina é detectada por meio do exame de dosagem de cotinina na urina, sangue ou saliva. A cotinina é um marcador de exposição para avaliar o quanto de nicotina o organismo absorveu, pois ela é transformada em cotinina pelo organismo.
 Valores de cotinina acima de 10 ng/ml significam que as pessoas estiveram expostas à nicotina e podem desenvolver a doença da folha verde do tabaco de forma aguda e em longo prazo outras doenças tabaco relacionadas como, por exemplo, cânceres, doença pulmonar obstrutiva crônica, doenças cardiovasculares e abortos.

Quais os fatores de risco para a doença da folha verde do tabaco?
Os principais fatores de risco para a doença da folha verde do tabaco são trabalhar no período da colheita, trabalhar com o fumo ou roupas molhadas, não usar equipamentos de proteção individual.

Como prevenir a doença?
    Usar equipamentos de proteção individual a exemplo de luvas e capas impermeáveis, evitar trabalhar com a planta ou roupas molhadas (realizar trocas durante o trabalho sempre que for possível) e nos horários de maior umidade (orvalho matinal e durante as chuvas). Em alguns países o ato de lavar as mãos durante o trabalho e com as folhas do tabaco diminuiu a absorção da nicotina pelo organismo.A diarréia é um desarranjo do intestino com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas.

fonte: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde.




Nenhum comentário:

Postar um comentário