Queridos visitantes,
Este blog está direcionado a informação sobre problemas ambientais e de saúde. Recebo muitos posts pedindo ajuda mas infelizmente não é possíve realizar "consultas virtuais". Mandem suas dúvidas mas não me peçam orientação de tratamento. Tentarei ajudar até o limite da ética. Obrigada

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O que você deve saber sobre a AIDS

A AIDS, ou síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA) é causada pelo vírus HIV ( vírus da imunodeficiência humana), ou seja este vírus causa deficiência no sistema imunológico (sistema de defesa) do nosso organismo. Nosso corpo produz células capazes de reconhecer e combater qualquer agente de doença, entre eles os vírus, e após a contaminação por este vírus ocorre uma falência deste sistema. Desta forma o organismo fica mais “fraco”, suscetível a outras infecções. Normalmente, o que causa a morte do paciente com AIDS são as outras doenças por ele adquirida.


Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas e cachimbos (usados para o consumo de drogas como a cocaína) contaminados, ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Somente através do sangue, esperma, leite materno e secreção vaginal se transmite o vírus.

Como o sistema imunológico entra em falência?
 As células mais atingidas são o linfócito T CD4+. Entre as células de defesa estão os linfócitos T CD4+, principais alvos do HIV. São esses glóbulos brancos que organizam e comandam a resposta diante dos agressores. O HIV liga-se a um componente da membrana dessa célula, o CD4, penetrando no seu interior para se multiplicar, e as células do nosso corpo passam a produzir o material genético acrescido do material genético viral, aumentado desta forma a carga viral.Esse material genético porém sofre mutação (mudança)  constante, fazendo com que o organismo produza vários tipos de anticorpos (“células-soldados” que combatem os agentes agressores), porém todos eles falham , e assim o sistema entra em falência.
 Quando o organismo não tem mais forças para combater esses agentes externos, a pessoa começar a ficar doente mais facilmente e então se diz que tem aids. Esse momento geralmente marca o início do tratamento com os medicamentos antirretrovirais, que combatem a reprodução do vírus.


A única forma de sabermos se estamos ou não com o vírus da AIDS é por meio do teste anti-HIV. O teste é realizado com uma pequena quantidade de sangue retirado da veia e analisado em laboratório. Esse teste vai mostrar se estamos ou não infectados pelo HIV. Quando o nosso organismo entra em contato com o vírus da AIDS (HIV) ele produz anticorpos e o teste vai detectar se esses anticorpos estão ou não presentes no nosso sangue.

O que é janela imunológica?
Logo que o organismo adquire o vírus HIV ele já inicia este processo de replicação do vírus e produção de anticorpos, porém o exame (sorologia) que detecta o vírus no organismo só aparece positivo após uma quantidade de anticorpos circulando no sangue, e inicialmente a quantidade de anticorpos é insuficiente para ser detectado pelo exame. Portanto, algumas pessoas com AIDS, por aproximadamente 90 dias após o contágio, podem não apresentar um exame positivo para o HIV. Este período é chamado de janela imunológica.

O Brasil tem, aproximadamente, 600 mil portadores do vírus da aids, o HIV. Segundo previsão do Banco Mundial o Brasil teria 1,2 milhão de infectados pelo HIV no ano 2000. Dos 600 mil portadores do HIV, incluem-se as pessoas que já desenvolveram aids e excluem-se os óbitos. Diferente da notificação dos casos de aids, os dados de HIV são estimados, portanto, não estão disponíveis informações sobre as principais vias de infecção pelo HIV. Em média, a pessoa infectada pelo HIV demora entre 8 e 10 anos para começar a desenvolver os sintomas de aids. Só então ela é notificada como um novo caso de aids.

Gostaria de saber mais? Você pode encontrar essas e muitas informações em www. aids.gov.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário