Queridos visitantes,
Este blog está direcionado a informação sobre problemas ambientais e de saúde. Recebo muitos posts pedindo ajuda mas infelizmente não é possíve realizar "consultas virtuais". Mandem suas dúvidas mas não me peçam orientação de tratamento. Tentarei ajudar até o limite da ética. Obrigada

sábado, 23 de outubro de 2010

O que são Nevus Melanocíticos?

As lesões conhecidas como "pintas" ou "verrugas" são, na verdade, lesões conhecidas com Nevus. Os nevus podem surgir desde o nascimento até em torno de 40 anos de idade. São células diferenciadas na pele que dão inclusive a cor das lesões. Essas células ficam na espessura da pele, podendo ficar nas camadas mais profundas da pele ou em camadas mais superficiais.




Normalmente o nevo surge com uma mancha escura , sem relevo, e com o passar dos anos se torna elevada (com relevo) e vai ficando mais clara. Essa evolução é normal que aconteça.


Existem  vários tipos de nevus.Existe uma forma de nevo melanocítico chamada de nevo melanocítico congênito que, em alguns casos, pode ser de grande dimensão, formando uma mancha elevada, rugosa, de coloração marrom ou negra e, geralmente, recoberta por pêlos. Quando atingem áreas muito extensas do corpo recebem a denominação de nevo congênito gigante.

Outra forma é o nevo displásico, que tem como característica lesões cuja coloração não é uniforme e pode variar do róseo ao negro, o tamanho é maior, as bordas são irregulares e a pigmentação também. Podem existir em grande número na mesma pessoa e ocorrer em mais de um membro da família.

 Estas lesões têm um potencial de malignização, principalmente em pessoas que na infância ficaram muito expostas ao sol, ou que tem casos na família de cancêr de pele.

E como reconhecer se uma lesão névica está malignizando?
Você pode fazer o acompanhamento de suas lesões através da aobservação de quatro características:
A - assimetria: dividindo a lesão em 4 partes, tem os quadrantes iguais;
B - borda: as bordas são bem definidas
C- cor: a lesão apresenta uma cor homogênea
D- diâmetro: são lesões que tem até 0,6cm de tamanho ou que estão crescendo muito rápido ( em semanas, por exemplo)
Observe no exeemplo abaixo:


Na dúvida, é claro, confie em seu dermatologista e peça uma avaliação! E não se esqueça do protetor solar, SEMPRE!

Um comentário:

  1. Soy lucia de montevideo uruguay, tengo una amiga que tiene un hijo de 3 años y que presenta en la espalda un nevo melanocitoso gigante, quisiera informarme del tema ya que tenemos muchas dudas al respecto, le dejo mi mail y muchas gracias. lucialandiaa@hotmail.com

    ResponderExcluir