Queridos visitantes,
Este blog está direcionado a informação sobre problemas ambientais e de saúde. Recebo muitos posts pedindo ajuda mas infelizmente não é possíve realizar "consultas virtuais". Mandem suas dúvidas mas não me peçam orientação de tratamento. Tentarei ajudar até o limite da ética. Obrigada

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Queloides e Cicatrizes hipertróficas

 Toda vez que nós machucamos a pele ocorre a formação de uma cicatriz. Em algumas pessoas, por questões hereditárias, se forma a cicatriz hipertrófica ou o quelóide.

O quelóide é uma lesão proliferativa, formada por tecido de cicatrização, fibroso, secundária a um traumatismo da pele.Há uma predisposição individual para o seu aparecimento, sendo mais comum em negros e mestiços.

Quadro Clínico

A maioria das lesões (92,3%) localiza-se em posição superior ao abdome. A orelha (principalmente o lóbulo) , e a parede torácica (mais especificamente, o peito ou região pré-esternal)  são os locais mais freqüentes, seguidos pela região lateral da face e pescoço. Na parede abdominal localizam-se 7,0% das lesões , e nos membros inferiores (coxa ou perna) 1,6% (figura 10).



A acne do tronco pode dar origem a lesões queloideanas (acne queloideano) e também um tipo de foliculite que ocorre na nuca (foliculite queloideana).


O quelóide pode ter crescimento contínuo, ou com períodos de parada do crescimento; geralmente, não regridem espontaneamente. Apresenta uma fase de atividade clínica, sendo chamado como “quelóide ativo”, com vermelhidão, coceira e/ou dor, e uma fase de inatividade clínica ou estável, conhecido como “quelóide inativo”, sem a presença de sintomas ou crescimento. O quelóide aumenta suas dimensões, ou as mantêm inalteradas, por tempo indeterminado, enquanto a cicatriz hipertrófica tende à regressão.


A diferença entre as cicatrizes hipertróficas e o quelóide é que no primeiro o tecido cicatricial aumentado não excede a localização do traumatismo e tende a se reduzir com o passar do tempo.Na cicatriz quelóide, o tecido de cicatrização se forma além das margens da lesão, como nas fotos abaixo:


                                                                           Queloides

                                                                             Queloide

                                                                  Cicatriz Hipertrófica

                                                                        Cicatriz Hipertrófica

Fatores de Risco

A freqüência maior encontra-se em paciente jovem, entre 10 a 30 anos, com risco maior dos 11 aos 30 anos de idade. É raro em criança e idoso. É mais comum em pessoas do sexo feminino em relação ao masculino. Relata-se quase o dobro (1,8/1) na mulher em relação ao homem, embora alguns pesquisadores não encontraram relação entre o risco de desenvolver quelóide em relação ao sexo.

O quelóide é mais freqüente, pela ordem, em pessoas de cor de pele negra, parda, amarela (orientais) e branca. Pessoas negras estão quase 20 vezes mais predispostas ao aparecimento do quelóide que pessoas brancas.

A presença simultânea de mais de um quelóide, em relação a situações com a presença de um único quelóide, também é um fator de risco para aumentar a chance do quelóide retornar após sua retirada cirúrgica. De qualquer forma, um quelóide reincidente não representa uma contra-indicação para uma nova operação.

Não existe quelóide espontâneo. As lesões sem causa aparente são provocadas por pequenos ferimentos não percebidos pelo paciente, como pequenas espinhas (pústulas) na pele por acne, lesões da catapora, ou até picada de insetos. O quelóide é também mais freqüente em regiões de pele mais escura ou pigmentada.

A causa desse distúrbio ainda está insuficientemente esclarecida. Apenas conhecem-se fatores de risco para o desenvolvimento do quelóide, como feridas suturadas sob tensão ou em regiões de pele mais espessa, que cicatrizaram sem sutura, ou feridas que evoluíram com infecção. Ainda, pessoas com algum tipo de alergia são mais freqüentemente encontradas nos portadores de quelóide, em relação às pessoas com cicatrização normal.




Tratamentos
  Os tratamentos disponíveis apresentam resultados variáveis e, além disso, qualquer interferência em um quelóide pode levar ao seu aumento de tamanho ou à formação de outro quelóide. As opções de tratamento são as seguintes:
Coberturas: é um tipo de tratamento seguro e indolor, que consiste na aplicação de coberturas (como se fosse um curativo) feitas de silicone ou de uma substância chamada "silastic". Esses curativos parecem reduzir a espessura do quelóide, com o passar do tempo.
Curativos Compressivos: quando empregados por período prolongado, às vezes por até 12 meses, podem levar à redução do tamanho do quelóide. Essa estratégia é, também, eficaz na prevenção de novas cicatrizes.
Cirurgia: o procedimento deve ser delicado, demandando grande cuidado por parte do cirurgião. Embora se observe uma taxa de recorrência de 45%, esse valor pode ser reduzido significativamente, quando se associam outros tratamentos. A retirada da cicatriz, por cirurgia ou laser, pode ser seguida de injeção de corticosteróides. Algumas técnicas especiais de fechamento da pele podem reduzir a chance de recorrência.
Injeções de Corticosteróides: estão mais bem indicadas no início da formação da cicatriz, ou quando se sabe que a pessoa já tem predisposição para a formação dos quelóides. Nesses casos, os resultados obtidos são melhores. Essas injeções são aplicadas no interior da cicatriz, ajudando a reduzir o tamanho do quelóide e a irritação causada por ele. O maior inconveniente é que as injeções causam grande desconforto, e pode ser necessário o uso de anestesia local (adolescentes e adultos) ou geral (crianças). A pessoa também pode sentir dor por algum tempo após a aplicação.
Criocirurgia: ótimo tratamento para os quelóides pequenos e em pessoas de pele com tonalidade mais clara. Normalmente, esse tratamento é utilizado em combinação às injeções de corticosteróides. Nesse tipo de terapia, utiliza-se nitrogênio em temperatura muito baixa, que altera a circulação abaixo do quelóide e leva à morte do tecido em excesso. Há formação de nova pele, que pode ser mais clara.
Radioterapia: empregada de forma que não penetra no corpo, tendo efeito apenas na pele. É usada logo após a cirurgia, sendo o tratamento mais caro.
Laserterapia: o laser promove um peeling (ou descamação) superficial, porém não altera a espessura do quelóide.

A associação das técnicas de tratamento aumenta a chance de cura e deve ser determinada de acordo com cada caso.

7 comentários:

  1. Tive um filho de parto cesareo, e ficou uma cicatriz grossa, o medico disse que é queloide, as vezes coça muito, qual o melhor tratamento nesse caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os tratamentos estão descritos acima, o resultado varia em cada indivíduo. Abraços!

      Excluir
  2. Tive uma queimadura de 3º grau no braço , apesar de não de ser extensa . De acordo com o cirurgião plástico que me atendeu , não corresponde nem a 1% do meu corpo , por esse motivo o enxerto de pele não era necessário.A cicatriz que formou na região é de cor vermelha , o mesmo médico disse que a tendencia é formar uma quelóide . Bem ...ja faz 3 meses , a cicatriz ficou com um pouco elevada , pouca coisa , acredito até que esteja mais parecida com a ultima figura mostrada por voce ...E não voltou a crescer , gostaria de saber se há motivo pra eu me preocupar com um possivel crescimento dessa cicatriz mais adiante ? a elevação da cicatriz é uma acontecimento que ocorre mais nos primeiros meses de cicatrização ? pois no meu caso ja se passaram 3 meses , e não vejo mais o crescimento da cicatriz .
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado(a), normalmente nos consideramos o processo de cicatrização completo em torno de seis meses, não acredito que irá mudar muito. Mas é muito difícil dar opinião sem acompanhar o processo. Confie no profissional que o está atendendo ou procure uma outra opinião. Abraços.

      Excluir
  3. Olá Doutora,eu tenho predisposição a queloide.Tenho um muito extenso localizado na perna após uma queimadura.Já fiz 2 cirurgias,sem muito exito nos resultados.Ele me incomoda muito, tanto na questão estética como em alguns sintomas como dor e coceira.Em vista disso gostaria de saber algum novo tratamento eficaz que melhorasse essa minha situação,já que a Cirurgia,Injeções de Corticosteróides,Radioterapia e fita de drenison oclusive não surtiram muito efeito. Desde já agradeço a atenção A.L.L.

    ResponderExcluir
  4. meu namorado tem queloide , so que as cicatrizes nao sao grande. Gostaria de saber se ele vai poder ter filho? queloide deixa o homem estério ?

    ResponderExcluir
  5. Prezados, queloides não podem causar esterilidade nas pessoas, porém os filhos das pessoas com queloides têm maior probabilidade de desenvolver queloides. abraços!

    ResponderExcluir