Queridos visitantes,
Este blog está direcionado a informação sobre problemas ambientais e de saúde. Recebo muitos posts pedindo ajuda mas infelizmente não é possíve realizar "consultas virtuais". Mandem suas dúvidas mas não me peçam orientação de tratamento. Tentarei ajudar até o limite da ética. Obrigada

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Colesterol e gorduras no nosso corpo


Em busca do controle do peso ou indivíduos que realizam tratamento para hipertensão e diabetes reduzem drasticamente o consumo de gorduras da alimentação, mas na prática essa conduta pode prejudicar sua saúde.
As gorduras exercem importantes funções em nosso organismo. Reveja seus conceitos sobre esse macronutriente, conhecendo algumas de suas funções:

*Transporta e armazena as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K);

*Modulam os níveis sanguíneos de testosterona e outros hormônios sexuais que dentre todas as funções, atuam também na hipertrofia muscular;

*Fornece elementos essenciais para formação de células do Sistema Imunológico;

*É constituinte das membranas das células;

*Reduz a perda de calor do organismo, funcionando como isolante térmico.

De acordo com posicionamento da American Dietetic Association e American College of Sports Medicine (2000), a alimentação de atletas e esportistas que buscam um melhor desempenho nos treinos, sem deixar de lado a saúde, deve conter um percentual de gorduras entre 20% a 25% das calorias totais diárias.

Além do aspecto quantitativo, deve ser dada a devida atenção à qualidade da gordura proveniente da alimentação.

Existem 4 tipos de gorduras nos alimentos:

Gorduras saturadas: estão presentes naturalmente nos alimentos de origem animal (carnes, leite integral, manteiga, creme de leite, iogurte integral, queijos amarelos, bacon), azeite de dendê, coco, óleo de coco e banha;
Gorduras "Trans" ou Hidrogenadas: são produzidas artificialmente e adicionadas à maioria dos produtos industrializados;
Gorduras Poliinsaturadas: estão na maioria dos óleos vegetais e margarinas;
Gorduras Monoinsaturadas: encontram-se no azeite de oliva extra virgem e processado à frio, óleo de canola, abacate, nozes, castanhas e sementes (linhaça, girassol, abóbora, gergelim);

Todas elas tem o mesmo valor calórico (9 kcal por grama) entretanto, as 4 agem de formas diferentes em nosso corpo.

As Gorduras Saturadas e Hidrogenadas tem ação semelhante e são "bandidas", entopem artérias, elevam o colesterol e os triglicérides do sangue. No planejamento de uma alimentação saudável devem estar numa proporção abaixo de 7% do valor calórico total diário.

As Gorduras Poliinsaturas e as Monoinsaturadas são "do bem".

As Poliinsaturadas devem estar numa proporção abaixo de 10% do valor calórico total diário e as Monoinsaturadas, acima de 10%.

As gorduras Monoinsaturadas tem a vantagem de proteger as artérias, aumentar o "bom" colesterol (HDL-Colesterol) e diminuir o colesterol "ruim" (LDL - Colesterol).

As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, o nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar um tratamento e/ou acompanhamento nutricional."

Nenhum comentário:

Postar um comentário