Queridos visitantes,
Este blog está direcionado a informação sobre problemas ambientais e de saúde. Recebo muitos posts pedindo ajuda mas infelizmente não é possíve realizar "consultas virtuais". Mandem suas dúvidas mas não me peçam orientação de tratamento. Tentarei ajudar até o limite da ética. Obrigada

domingo, 9 de dezembro de 2007

Efeitos do sol na criança


O sol é fundamental para o crescimento e desenvolvimento das crianças , mas se não for bem dosado pode trazer problemas .
A partir dos 15 dias de vida , estando a criança em boas condições gerais , e com a temperatura agradável , a criança pode começar a se expor ao sol com a cabeça protegida , devendo preferencialmente expor as pernas , pois é nos ossos longos que se deposita o cálcio. A ação do sol faz com que esteróides cutâneos sintetizem a vitamina D , necessário a deposição do cálcio nos ossos, evitando o raquitismo. A exposição deve ser progressiva , iniciando com 5 minutos até 30 minutos , no horário de 7 às 9 horas no verão , e de 10 às 11 horas no inverno . A criança não precisa sair de casa , só não pode ter interposição de vidros que filtram os raios ultravioletas.
O sol emite 2 tipos de radiação : ultravioleta e infravermelhos , e são os raios ultravioletas que são responsáveis pela síntese da vitamina D , porém a exposição excessiva ao sol pode provocar na pele vermelhidão ( eritema) , bolhas e até queimaduras.
Os danos causados pela exposição aos raios do sol durante a infância e adolescência se manifesta com o passar dos anos. A pele jovem possui mecanismos que corrigem o dano solar não permitindo surgimento das alterações causadas pelo sol. No entanto , o efeito do sol se acumula e mais tarde os mecanismos de defesa não conseguem mais reverter o mal causado à pele , provocando um envelhecimento precoce da pele e tornando a pele predisposta ao câncer .
A vermelhidão provocada pela exposição solar inicia após 4 horas da exposição , tornando-se máxima após 12 horas . O eritema não surge no momento da exposição solar. Portanto , o fato da criança “ ainda não estar “vermelhinha” não serve como avaliação para o tempo de exposição solar. A exposição solar excessiva também pode levar a um quadro de insolação e à desidratação.
O uso indevido de roupas de tecidos sintéticos ou o excesso de roupas ( principalmente nos recém-nascidos) pode levar ao surgimento de brotoejas pelo excesso de suor , que são bolinhas vermelhas nas dobras e que coçam muito.
É no verão que devemos reforçar os cuidados com as crianças , seguindo algumas dicas:
- Ofereça bastante líquido às crianças , como água fervida e filtrada , água de côco e sucos de frutas.
- Dê banhos freqüentes nas crianças
- Deixe seu filho com roupas leves , de preferência de algodão e em ambiente arejado.
- Use chapéus ou bonés
- Não exponha seu filho ao sol no horário de 10 e 15 horasFaça uso diário de protetores solares , apropriados para crianças ( linha infantil , kids , etc.). Na praia e na piscina o protetor solar deve ser aplicado a cada 2 horas e no dia-a-dia deve ser aplicado pela manhã ( às 8 horas) e reaplicado ao meio-dia.

Um comentário:

  1. Ótima iniciativa.
    Ótimo texto. Direto e claro.
    Serei leitora assídua.
    Parabéns pela iniciativa, dra. Cynthia.

    ResponderExcluir