Queridos visitantes,
Este blog está direcionado a informação sobre problemas ambientais e de saúde. Recebo muitos posts pedindo ajuda mas infelizmente não é possíve realizar "consultas virtuais". Mandem suas dúvidas mas não me peçam orientação de tratamento. Tentarei ajudar até o limite da ética. Obrigada

domingo, 9 de dezembro de 2007

Câncer de Pele

O câncer de pele preocupa a todos os dermatologistas , pois todas as pesquisas revelam que os casos registrados estão aumentando a cada ano . Apesar das informações , as pessoas ainda não acreditam nos malefícios do sol , principalmente as pessoas mais jovens , justamente porque os efeitos do sol só são sentidos após muitos anos de exposição.
Nosso organismo necessita da exposição ao sol , pois o sol estimula o corpo a produzir vitamina D , que metaboliza o cálcio formando ossos fortes . Estudos comprovam que 10 minutos de sol é necessário para ativação da vitamina , e pode ser o sol da manhã ou do fim da tarde.
O sol produz radiação ultravioleta ( UV ) , que pode causar lesões irreversíveis a pele. Além do envelhecimento precoce , a luz ultravioleta danifica o DNA ( material genético que controla as atividades das células) , causa diminuição da imunidade ( defesa) da pele e pode ativar substâncias químicas no corpo que estimulam o câncer . Esta radiação está presente no horário de 9:00h às 15:00h.
Vários fatores contribuíram para aumentar os casos de câncer de pele , como diminuição da camada de ozônio , férias na praia , prática de esportes ao ar livre , e também a moda que atualmente levaram os homens e mulheres a usar roupas menores deixando mais áreas das peles expostas.
Ao contrário do que se acredita , em dia nublados não estamos protegidos da radiação do sol. As nuvens filtram apenas 15% das radiações solares ; e no inverno a radiação é menor e não ausente. Por isso é necessário o uso de protetores solares diariamente , de preferencia produtos que filtrem tanto UVA como UVB. O fator de proteção varia de acordo com a cor da pele , mas deve ser no mínimo FPS 15.
Outro perigo são as câmaras de bronzeamento artificial. Inicialmente acreditava-se que fosse seguro , porque era feito principalmente com radiação UVA , que parecia não causar queimaduras. Mas atualmente sabe-se que a UVA penetra mais fundo na pele do que UVB, podendo causar câncer de pele. Calcula-se que apenas 20 minutos fazendo bronzeamento artificial equivale a aproximadamente a quatro horas ao sol.
A incidência de câncer de pele em pessoas de pele escura é menor , mas não ausente. Normalmente as pessoas de pele clara tem maior chance de apresentar lesões de câncer de pele , principalmente aquelas cujo casos na família estão presentes.
Os três tipos mais comuns de câncer de pele são o carcinoma basocelular , o carcinoma espinocelular e o melanoma.
                                                 Carcinoma basocelular
                                                       Carcinoma espinocelular

                                                          Melanoma

 Os carcinomas basocelular e espinocelular estão relacionados à exposição crônica de sol , normalmente acometendo pessoas de mais idade .Mas o melanoma parece estar relacionado a exposição excessiva e ocasional ao sol , como pessoas que trabalham em ambientes fechados e passam férias expostas ao sol , e normalmente acometem principalmente adolescentes e adultos jovens.Por isso é muito importante a avaliação de lesões que surgiram recentemente na pele , ou mesmo as que surgem ao nascimento , principalmente aquelas de cor escura e irregular , lesões que crescem muito rápido , que sangram com facilidade e nunca cicatrizam . Usar protetor solar diariamente , e ensinar seus filhos a usar desde cedo são úteis como forma de prevenção e visitar regulamente um dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário