Queridos visitantes,
Este blog está direcionado a informação sobre problemas ambientais e de saúde. Recebo muitos posts pedindo ajuda mas infelizmente não é possíve realizar "consultas virtuais". Mandem suas dúvidas mas não me peçam orientação de tratamento. Tentarei ajudar até o limite da ética. Obrigada

domingo, 29 de março de 2009

ALOPÉCIA AREATA



A alopecia areata á uma doença que se apresenta como queda de cabelos e pêlos do corpo, geralmente de início súbito, sem apresentar nenhuma alteração na pele do local. O termo alpécia significada perda dos pêlos e areata em forma de anel. É vulgarmente conhecida como “pelada”. Ela pode se manifestar de diversas maneiras, e as mais freqüentes são: pequenas áreas sem cabelos só no couro cabeludo ou só na barba ou só em outras áreas do corpo. Geralmente, a doença não se acompanha de nenhum outro sintoma. Alopecia areata ocorre em 1% a 2% da população. Afeta ambos os sexos, todos os grupos raciais e pode surgir em qualquer idade, embora em 60% dos casos seus portadores tenham menos de 20 anos.
A doença é causada por três componentes associados: predisposição genética, alteração do sistema imunológico (sistema de defesa do organismo) e um fator desencadeante (muitas vezes um fato emocional traumático, ou alguma outra doença geral importante como infecções ou cirurgias). A predisposição genética pode ser afirmada com segurança pela observação de vários casos em uma mesma família. Com relação ao sistema imunológico, o que acontece é que algo semelhante a um anticorpo passa a agredir a raiz dos pêlos, impedindo o seu desempenho normal. Porém, são raros os casos (e estão entre aqueles de duração muito prolongada) em que a raiz dos pêlos é destruída. Na maioria absoluta dos casos o folículo do pêlo conserva sua capacidade de voltar a produzir normalmente. Os fatores desencadeantes variam de pessoa a pessoa, mas, em geral, são fatos traumáticos importantes ocorridos algum tempo antes do início da doença.
O diagnóstico normalmente é feito pela simples aparência das áreas sem cabelo, circunscritas, e em certos casos há necessidade de fazer biópsia da pele afetada para afastar outras causas de alopecia.
A história natural da doença é extremamente variável. Durante a vida, podem ocorrer diversos episódios de queda, seguidos de recuperação parcial ou total do cabelo perdido. Pode haver queda num local e crescimento em outros; mas, a perda também pode ser irreversível.Quando o cabelo volta a crescer, geralmente é branco e fino para depois adquirir cor e consistência normais. Com ou sem tratamento, crescimento parcial ou completo deve ser esperado dentro de um ano, nos casos de alopecia em placas. De 7% a 10% dos pacientes desenvolvem formas graves de alopecia crônica. Quando a alopecia areata instala-se antes dos dois anos de idade, 55% das crianças mais tarde evoluem para alopecia total.
São vários os tratamentos utilizados na alopécia areata e a característica clínica de cada caso é que determinará qual deles deve ser utilizado. As medicações utilizadas podem ser de uso local ou sistêmico e a duração do tratamento vai depender da resposta de cada paciente.
É importante saber que a alopecia areata é uma doença crônica e que, portanto, mesmo naquelas pessoas em que houve total recuperação dos cabelos, não se pode afirmar categoricamente que nunca mais vão cair.
Diante disso tudo é imprescindível que as pessoas portadoras de alopecia areata tenham, além do tratamento da doença, um apoio psicológico que as ajude, tanto a lidar com os traumas anteriores como a enfrentar a grande dificuldade que é viver no dia-a-dia sem os cabelos. É difícil procurar emprego, é difícil se relacionar com o(a) namorado(a), é difícil suportar o olhar das pessoas na rua, é difícil responder às perguntas dos curiosos. E tudo isso fica mais fácil se tem alguém com quem conversar sobre o assunto, se conhece alguém com o mesmo problema, se as dúvidas sobre a doença são esclarecidas.

6 comentários:

  1. É bom saber que existe alguém humamo de verdade, que possa esclarecer realmente o que é alopecia. Tenho essa doença desde criança e hoje com 32 anos resolvi que não quero mais fazer mais nenhum tipo de tratamento, pois cheguei ao meu limite, ainda tem poucos cabelos...mas se tiver que voltar a crescer, que não acredito; não quero mais viver em função dessa doença que é tão cruel!

    ResponderExcluir
  2. Sou paulo, tenho 22 anos e convivo com essa doenca desde criança tb. É muito complicado sua via social, muito triste mesmo, já cheguei a chorar por isso várias vezes. Meu caso nao é tão grave, tenho apenas uma região calva do tamanho de uma moeda de R$ 1 real bem no centro da cabeça. Mas mesmo assim, é muito frustrante, quem quiser conversar, add someoneherealone @ hotm..

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Moacir, tem 3 anos que apareceu alopecia, vai e volta. Já usei o medicamento Minoxidil, floral, vitamina AD forte, plantas naturais. Só que dessa vez, vai fazer 1 ano e alopecia não acaba. Tenho 12 regiões de 1cm a 9 cm de diâmetro. Não sei o que fazer. Já pesquisei se tinha problema de tireóide e diabete, mas não acusou nada. Favor, retornem com uma boa notícia ou uma boa solução, ou seja, cura.

    ResponderExcluir
  4. Meus amigos, meu cunhado acabou de ficar sabendo que as regiões em sua cabeça sem cabelos é alopécia!! só por Deus, eu queria que ele viesse aqui para pesquizar na net mas acho melhor não..pois ele é extremamente vaidoso e tem algumas fotos se ele olha-se ,pelo que o conheço iria ficar muito mal!! Que Deus abençõe muito a pessoa que fez este blog.. abraços pr gelson santos

    ResponderExcluir
  5. tambem tenho o mesmo problema nem por isso estou a ponto de me matar se olharmos para o lado veremos que tem pessoas piores pois um cancer e bem pior uma cirrose hepatica qnt mas a pessoa ficar tensa nao nasce mesmo fa;o tratamento e tenho visto resultado espero q todos possam ter paciencia sei que ruim pois a vaidade fala mas alto mas deus sabe o que faz ...

    ResponderExcluir
  6. Acabei de descobrir que tenho esse problema também é muito difícil conviver com esse tipo de doença... Mas com fé em Deus sei que vou ser curado... abcs

    ResponderExcluir