Queridos visitantes,
Este blog está direcionado a informação sobre problemas ambientais e de saúde. Recebo muitos posts pedindo ajuda mas infelizmente não é possíve realizar "consultas virtuais". Mandem suas dúvidas mas não me peçam orientação de tratamento. Tentarei ajudar até o limite da ética. Obrigada

domingo, 1 de agosto de 2010

Os Riscos da Escova Progressiva


Há alguns anos atrás, surgiu no cenário dos salões de cabeleireiros do Brasil, um significativo avanço no manejo dos cabelos crespos, ondulados, finos, rebeldes e frágeis. Um velho conhecido dos médicos, o formol, revelou-se um grande aliado para domar e encorpar os fios. Ficou conhecida a expressão "Escova Progressiva", que se refere à técnica onde uma solução de formol, misturada à queratina líquida e uma emulsão leave on, é aplicada mecha a mecha, sendo feita, então, uma "escova" tradicional. Vale a pena frisar que o formol, não é alisante. Ele é sim, um "fortalecedor" do fio, criando uma espécie de "capa" que o envolve, endurecendo a queratina que é um constituinte natural e principal do fio de cabelo. O fato de o cabelo ficar mais liso é decorrência deste novo calibre mais grosso que o cabelo adquire, que faz com que tenha um "caimento" melhor, já que se torna mais pesado.

Apesar da proibição do uso das escovas progressivas a base de formol (ou formaldeído), alguns salões e profissionais da beleza insistem em sua utilização. A população por ainda não conhecer os seus riscos também insiste para que seu uso seja mantido. Desde o ano de 2006 a anvisa tornou público que não existe qualquer produto autorizado pelo órgão para a prática de alistamento de cabelos ou para esse fim específico. A agência não promove o registro de alisantes capilares que tenham como base o formol ou sua fórmula.
A Anvisa inclusive já disponibilizou uma cartilha sobre os riscos do seu uso, disponível também no site www.anvisa.gov.br . Sendo assim viemos trazer informações importantes para que sua prática seja finalmente eliminada.

Ficha técnica:

Rotas de entrada no organismo: Inalação, ingestão, absorção pela pele.
Sistema e órgãos afetados: Vias respiratórias, sistema gastrointestinal, pele, olhos.
Irritações: O produto, na forma de líquido, vapor ou neblina, é irritante para os olhos, pele e vias respiratórias.
Efeitos na reprodução: Constatados desordens e problemas menstruais reportadas às mulheres. Nenhum outro efeito reprodutivo foi reportado em humanos ou animais, porém ainda há estudos dos efeitos do formaldeído em relação à este item.
Efeitos carcinogênicos: Classificado como carcinogênico – EPA – Grupo B1 (média carcinogenicidade).
Efeitos de exposição por curto período de tempo (agudos):
Inalação: Fortemente irritante para as membranas mucosas. Contato prolongado pode causar irritação crônica, edema pulmonar e depressão do Sistema Nervoso Central. O contato repetido e contínuo aos vapores e névoas do produto pode provocar irritações das mucosas (nariz, garganta, olhos etc), dificuldades em respirar, bronquite química, edema na laringe e pulmonar e perda dos sentidos. Ainda pode causar sérias queimaduras dos olhos, das mucosas e de todo o trato respiratório.
Contato com os olhos: Fortemente irritante para os olhos. Exposição ao vapor pode causar ressecamento, conjuntivite química e queimadura dos olhos. O contato do líquido com os olhos pode causar úlcera na córnea e até a cegueira. Pode haver sérias queimaduras. A severidade dos efeitos depende da concentração do produto e de quanto tempo após a exposição, os olhos foram lavados. CONTÉM METANOL, SUBSTÂNCIA VENENOSA QUE PODE CAUSAR CEGUEIRA PERMANENTE E ATÉ A MORTE.
Contato com a pele: Contato pode causar queimaduras e destruição dos tecidos.
Ingestão: Pode produzir graves queimaduras na boca, garganta, esôfago e no sistema gastrointestinal.
Efeitos de exposição continua (crônica) Exposições freqüentes podem causar bronquite crônica e enfisema pulmonar, além de conjuntivites e câncer.

3 comentários:

  1. boa tarde!

    Gostaria de saber mais informações acerca de acne-rosácea que é o que penso ter. Não tenho grande acne mas a minha pele é sempre irregular com algumas borbulhinhas que vão aparecendo mas que não são infectadas apenas são borbulhas sem pus pequenas e a minha pele é uma pele que marca muito facilmente.o que se pode fazer para que a pele fique mais uniforme sabendo que a minha pele é supersensível.

    Obrigada

    ResponderExcluir