Queridos visitantes,
Este blog está direcionado a informação sobre problemas ambientais e de saúde. Recebo muitos posts pedindo ajuda mas infelizmente não é possíve realizar "consultas virtuais". Mandem suas dúvidas mas não me peçam orientação de tratamento. Tentarei ajudar até o limite da ética. Obrigada

domingo, 29 de março de 2009

Micoses

Micoses superficiais da pele
O que são?
As micoses superficiais da pele, em alguns casos chamadas de "tineas", são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. Os fungos estão em toda parte podendo ser encontrados no solo e em animais. Até mesmo na nossa pele existem fungos convivendo "pacificamente" conosco, sem causar doença.
A queratina, substância encontrada na superfície cutânea, unhas e cabelos, é o "alimento" para estes fungos. Quando encontram condições favoráveis ao seu crescimento, como: calor, umidade, baixa de imunidade ou uso de antibióticos sistêmicos por longo prazo (alteram o equilíbrio da pele), estes fungos se reproduzem e passam então a causar a doença.
Manifestações clínicas
Existem várias formas de manifestação das micoses cutâneas superficiais, dependendo do local afetado e também do tipo de fungo causador da micose. Veja, abaixo, alguns dos tipos mais frequentes:
Tinea do corpo ("impingem"): forma lesões arredondadas, que coçam e se iniciam por ponto avermelhado que se abre em anel de bordas avermelhadas e descamativas com o centro da lesão tendendo à cura.

Tinea da cabeça: mais frequente em crianças, forma áreas arredondadas com falhas nos cabelos, que se apresentam cortados rente ao couro cabeludo nestes locais (tonsurados). É muito contagiosa.

Tinea dos pés: causa descamação e coceira na planta dos pés que sobe pelas laterais para a pele mais fina.

Tinea interdigital ("frieira"): causa descamação, maceração (pele esbranquiçada e mole), fissuras e coceira entre os dedos dos pés. Bastante frequente nos pés, devido ao uso constante de calçados fechados que retém a umidade, também pode ocorrer nas mãos, principalmente naquelas pessoas que trabalham muito com água e sabão.

Tinea inguinal ("micose da virilha, jererê"): forma áreas avermelhadas e descamativas com bordas bem limitadas, que se expandem para as coxas e nádegas, acompanhadas de muita coceira.
Micose das unhas (onicomicose): apresenta-se de várias formas: descolamento da borda livre da unha, espessamento, manchas brancas na superfície ou deformação da unha. Quando a micose atinge a pele ao redor da unha, causa a paroníquia ("unheiro"). O contorno ungueal fica inflamado, dolorido, inchado e avermelhado e, por consequência, altera a formação da unha, que cresce ondulada.

Intertrigo candidiásico: provocado pela levedura Candida albicans, forma área avermelhada, úmida que se expande por pontos satélites ao redor da região mais afetada e, geralmente, provoca muita coceira.
Pitiríase versicolor ("micose de praia, pano branco"): forma manchas claras recobertas por fina descamação, facilmente demonstrável pelo esticamento da pele. Atinge principalmente áreas de maior produção de oleosidade como o tronco, a face, pescoço e couro cabeludo.

Tinea negra: manifesta-se pela formação de manchas escuras na palma das mãos ou plantas dos pés. É assintomática.

Piedra preta: esta micose forma nódulos ou placas de cor escura grudados aos cabelos. É assintomática.
Piedra branca: manifesta-se por concreções de cor branca ou clara aderidas aos pêlos. Atinge principalmente os pêlos pubianos, genitais e axilares e as lesões podem ser removidas com facilidade puxando-as em direção à ponta dos fios.

Como evitar as micoses ?
Hábitos higiênicos são importantes para se evitar as micoses. Previna-se seguindo as dicas abaixo:
-Seque-se sempre muito bem após o banho, principalmente as dobras de pele como as axilas, as virilhas e os dedos dos pés.
-Evite ficar com roupas molhadas por muito tempo.
-Evite o contato prolongado com água e sabão.
-Não use objetos pessoais (roupas, calçados, pentes, toalhas, bonés) de outras pessoas.
-Não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas).
-Observe a pele e o pêlo de seus animais de estimação (cães e gatos). Qualquer alteração como descamação ou falhas no pêlo procure o veterinário.
-Evite mexer com a terra sem usar luvas.
-Use somente o seu material de manicure.
-Evite usar calçados fechados o máximo possível. Opte pelos mais largos e ventilados.
-Evite roupas quentes e justas. Evite os tecidos sintéticos, principalmente nas roupas de baixo. Prefira sempre tecidos leves como o algodão.
Tratamento
O tratamento vai depender do tipo de micose e deve ser determinado por um médico dermatologista. Evite usar medicamentos indicados por outras pessoas, pois podem mascarar características importantes para o diagnóstico correto da sua micose, dificultando o tratamento.
Podem ser usadas medicações locais sob a forma de cremes, loções e talcos ou medicações via oral, dependendo da intensidade do quadro. O tratamento das micoses é sempre prolongado, variando de cerca de 30 a 60 dias. Não o interrompa assim que terminarem os sintomas, pois o fungo nas camadas mais profundas pode resistir. Continue o uso da medicação pelo tempo indicado pelo seu médico.
As micoses das unhas são as de mais difícil tratamento e também de maior duração, podendo ser necessário manter a medicação por mais de doze meses. A persistência é fundamental para se obter sucesso nestes casos.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ola....
    Eu comprei um gato siames e depois de uma semana em casa percebi que estava com feridinhas redondas e perdendo os pelos, levei em uma veterinaria que disse que era stress no gato, passou mais uma semana e na minha filha de 1 ano reparei que estava com a mesma ferida na cabeca!! Uma roda igual essa da foto no seu post, e o cabelo dela caiu todo nessa roda, tem varias rodinhas espalhadas pela cabeca, fui na farmacia e me recomendaram uma pomada chamada derms, comprei a pomada, depois levei minha filha no medico que receitou uma pomada para micose, as feridas pararam de aumentar mas continuam la ja fazem 3 meses e o cabelinho dela nao cresceu, tambem peguei o fungo em 3 lugares do braco, mas passei a pomada e sumiram, so que nela nao some!! Agora faz uns 3 dias minha outra filha de 3 anos esta com uma ferida igual no topo da cabeca ja esta do tamanho de uma moeda, estou passando a pomada que o medico mandou, mas porque o cabelo nao cresce?? Ela vai ficar com essa falha no cabelo pra sempre?? Mesmo passando a pomada parece que a rodinha nao some nelas!! Se puder ajudar agradeco!

    ResponderExcluir
  3. Dra:Cyntia eu e minha filha estamos com impinge ja nao aguento mais a coceira,e esta lastrando pelo corpo.
    O que devo fazer ou usar na pele,ou tomar?
    Obrigda desde ja.

    ResponderExcluir
  4. Olá Taty, desculpe-me por não poder ajudá-la pis não posso indicar uma medicação sem a avaliação da lesão, mas com certeza qualquer profissional médico é capaz de medica-la com um antifungico topico.

    ResponderExcluir
  5. Ola Dra Cyntia , minha filha tem 2 anos e a algumas semanas percebi que ela esta com uma descamação no coro cabeludo ela tem o cabelo muito enrrolado e fica cheio de casquinha , quando passo o dedo na cabeça dela sinto como se fosse um monte de areia , e ela coça muito o que deve ser

    ResponderExcluir
  6. Olá Drª. Acredito que esteja com impinge, a parte interna da coxa começou a ficar sensivel 1 semana atras e agora esta com micro bolhas espalhadas formando um circulo e vem se espalhando. O farmaceutico me receitou cetoconazol + dipropionato de betametazona. Por quanto tempo devo usar?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  7. sinceramente é uma coisa mt dificil conbater estes fungos eu não sei como peguei mais de um tempo atras surgiu uma na minha coxa/perna começa com uma simples bolinha vermelha é quanto mais vc cosa e o tempo passa ela vai crescendo a minha chegou ate a ficar maior do que uma moeda não aguentava mais aquilo tomei uma decisão vou me livras disso uma dica que meu pai me deu expimente passar uma pomada' apropiada para isto quando vc for pasar a pomada aranhe levemente assim tirando casquinhas superficias ai vc passa a pomada depois de algumas semanas consegui me livrar Drª parabens pelas informações

    ResponderExcluir
  8. olá estou fazendo um trabalho para a feira de curiosidades infantil sobre a Impingem em um pré escolar com crianças de 5 anos e retirei bastante material do seu texto muito bom porém necessito de uma ideia para colocar no mural atrás das crianças para identificar nosso tema se possível peço sua ajuda obrigada

    ResponderExcluir