Queridos visitantes,
Este blog está direcionado a informação sobre problemas ambientais e de saúde. Recebo muitos posts pedindo ajuda mas infelizmente não é possíve realizar "consultas virtuais". Mandem suas dúvidas mas não me peçam orientação de tratamento. Tentarei ajudar até o limite da ética. Obrigada

sábado, 22 de dezembro de 2007

Não caia nessa!


As quedas constituem a primeira causa de acidentes em pessoas acima de 60 anos e as mortes devido a quedas ocorrem principalmente nos idosos.
O medo de cair pode levar a imobilidade e com isto piorar a circulação levando a tromboses, dificuldade da respiração levando a pneumonias, e também a osteoporose e a piora do condicionamento físico aumentando a dificuldade para levantar sem auxilio, diminuindo a sua independência
Os remédios são causa muito comuns de quedas nas pessoas com mais de 60 anos.
As quedas na terceira idade podem levar a danos temporários como entorses, contusões, escoriações, mas também causar fraturas e contusões cerebrais e deixar seqüelas graves. E para que sofre de osteoporose, o risco de fratura é ainda maior e a recuperação mais difícil.
A prevenção das quedas são importantes e feita de forma simples , com as seguintes medidas:
- Retirar tapetes soltos, móveis baixos, e obstáculos do chão
- Colocar piso antiderrapante, especialmente no banheiro e tapete antiderrapante no box
- Um banquinho no box ,auxilia ensaboar e enxaguar os pés durante o banho
- Suportes de parede no box e ao lado do vaso sanitário para auxiliar o equilíbrio
- Não usar chaves na porta do banheiro, local de acidentes freqüentes
- Interruptor próximo à porta e em boa altura
- Boa iluminação no trajeto da cama ao banheiro durante a noite- Nightlights
- "luzes noturnas" que evitam a desorientação durante a noite
- Telefones próximos à cama, luzes de cabeceira fixas
- Remover soleiras altas das portas- Não encerar o piso
- Altura da cama e cadeiras apropriadas para manter os pés no chão quando sentada
Manter corrimão nas escadas
- Colocar utensílios e mantimentos em locais de fácil alcance , não subir em escadas ou banquinhos.
Se você caiu e está sentindo dores fortes, não espere: procure assistência médica. E lembre-se: se você tem telefone, coloque-o num lugar fácil para pedir ajuda quando precisar.

domingo, 9 de dezembro de 2007

Efeitos do sol na criança


O sol é fundamental para o crescimento e desenvolvimento das crianças , mas se não for bem dosado pode trazer problemas .
A partir dos 15 dias de vida , estando a criança em boas condições gerais , e com a temperatura agradável , a criança pode começar a se expor ao sol com a cabeça protegida , devendo preferencialmente expor as pernas , pois é nos ossos longos que se deposita o cálcio. A ação do sol faz com que esteróides cutâneos sintetizem a vitamina D , necessário a deposição do cálcio nos ossos, evitando o raquitismo. A exposição deve ser progressiva , iniciando com 5 minutos até 30 minutos , no horário de 7 às 9 horas no verão , e de 10 às 11 horas no inverno . A criança não precisa sair de casa , só não pode ter interposição de vidros que filtram os raios ultravioletas.
O sol emite 2 tipos de radiação : ultravioleta e infravermelhos , e são os raios ultravioletas que são responsáveis pela síntese da vitamina D , porém a exposição excessiva ao sol pode provocar na pele vermelhidão ( eritema) , bolhas e até queimaduras.
Os danos causados pela exposição aos raios do sol durante a infância e adolescência se manifesta com o passar dos anos. A pele jovem possui mecanismos que corrigem o dano solar não permitindo surgimento das alterações causadas pelo sol. No entanto , o efeito do sol se acumula e mais tarde os mecanismos de defesa não conseguem mais reverter o mal causado à pele , provocando um envelhecimento precoce da pele e tornando a pele predisposta ao câncer .
A vermelhidão provocada pela exposição solar inicia após 4 horas da exposição , tornando-se máxima após 12 horas . O eritema não surge no momento da exposição solar. Portanto , o fato da criança “ ainda não estar “vermelhinha” não serve como avaliação para o tempo de exposição solar. A exposição solar excessiva também pode levar a um quadro de insolação e à desidratação.
O uso indevido de roupas de tecidos sintéticos ou o excesso de roupas ( principalmente nos recém-nascidos) pode levar ao surgimento de brotoejas pelo excesso de suor , que são bolinhas vermelhas nas dobras e que coçam muito.
É no verão que devemos reforçar os cuidados com as crianças , seguindo algumas dicas:
- Ofereça bastante líquido às crianças , como água fervida e filtrada , água de côco e sucos de frutas.
- Dê banhos freqüentes nas crianças
- Deixe seu filho com roupas leves , de preferência de algodão e em ambiente arejado.
- Use chapéus ou bonés
- Não exponha seu filho ao sol no horário de 10 e 15 horasFaça uso diário de protetores solares , apropriados para crianças ( linha infantil , kids , etc.). Na praia e na piscina o protetor solar deve ser aplicado a cada 2 horas e no dia-a-dia deve ser aplicado pela manhã ( às 8 horas) e reaplicado ao meio-dia.

Câncer de Pele

O câncer de pele preocupa a todos os dermatologistas , pois todas as pesquisas revelam que os casos registrados estão aumentando a cada ano . Apesar das informações , as pessoas ainda não acreditam nos malefícios do sol , principalmente as pessoas mais jovens , justamente porque os efeitos do sol só são sentidos após muitos anos de exposição.
Nosso organismo necessita da exposição ao sol , pois o sol estimula o corpo a produzir vitamina D , que metaboliza o cálcio formando ossos fortes . Estudos comprovam que 10 minutos de sol é necessário para ativação da vitamina , e pode ser o sol da manhã ou do fim da tarde.
O sol produz radiação ultravioleta ( UV ) , que pode causar lesões irreversíveis a pele. Além do envelhecimento precoce , a luz ultravioleta danifica o DNA ( material genético que controla as atividades das células) , causa diminuição da imunidade ( defesa) da pele e pode ativar substâncias químicas no corpo que estimulam o câncer . Esta radiação está presente no horário de 9:00h às 15:00h.
Vários fatores contribuíram para aumentar os casos de câncer de pele , como diminuição da camada de ozônio , férias na praia , prática de esportes ao ar livre , e também a moda que atualmente levaram os homens e mulheres a usar roupas menores deixando mais áreas das peles expostas.
Ao contrário do que se acredita , em dia nublados não estamos protegidos da radiação do sol. As nuvens filtram apenas 15% das radiações solares ; e no inverno a radiação é menor e não ausente. Por isso é necessário o uso de protetores solares diariamente , de preferencia produtos que filtrem tanto UVA como UVB. O fator de proteção varia de acordo com a cor da pele , mas deve ser no mínimo FPS 15.
Outro perigo são as câmaras de bronzeamento artificial. Inicialmente acreditava-se que fosse seguro , porque era feito principalmente com radiação UVA , que parecia não causar queimaduras. Mas atualmente sabe-se que a UVA penetra mais fundo na pele do que UVB, podendo causar câncer de pele. Calcula-se que apenas 20 minutos fazendo bronzeamento artificial equivale a aproximadamente a quatro horas ao sol.
A incidência de câncer de pele em pessoas de pele escura é menor , mas não ausente. Normalmente as pessoas de pele clara tem maior chance de apresentar lesões de câncer de pele , principalmente aquelas cujo casos na família estão presentes.
Os três tipos mais comuns de câncer de pele são o carcinoma basocelular , o carcinoma espinocelular e o melanoma.
                                                 Carcinoma basocelular
                                                       Carcinoma espinocelular

                                                          Melanoma

 Os carcinomas basocelular e espinocelular estão relacionados à exposição crônica de sol , normalmente acometendo pessoas de mais idade .Mas o melanoma parece estar relacionado a exposição excessiva e ocasional ao sol , como pessoas que trabalham em ambientes fechados e passam férias expostas ao sol , e normalmente acometem principalmente adolescentes e adultos jovens.Por isso é muito importante a avaliação de lesões que surgiram recentemente na pele , ou mesmo as que surgem ao nascimento , principalmente aquelas de cor escura e irregular , lesões que crescem muito rápido , que sangram com facilidade e nunca cicatrizam . Usar protetor solar diariamente , e ensinar seus filhos a usar desde cedo são úteis como forma de prevenção e visitar regulamente um dermatologista.